segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Como tudo começou...

Desde que comecei a escrever o blog fiquei pensando em como todos esses interesses surgiram. Fico pensando qual foi o evento que deu o sinal de largada. Lembro de um tempo, muito tempo atrás, quando li um livro sobre alimentação que falava dos perigos da monocultura. Talvez alguma fagulha então já existisse ali.
No entanto, foi quando entrei em contato com o conceito de Simplicidade voluntária que as coisas começaram a fazer sentido. Talvez esse tenha sido o sinal. A simplicidade voluntária fala sobre viver com o essencial. Não tem a ver com aquelas pessoas que passam necessidade, pelo contrário, fala de pessoas que já chegaram a um ponto que não precisam batalhar para ter o que comer e, tendo suprido as necessidades básicas da humanidade, podem escolher o que é essencial para elas. Elas então, a partir disso, escolhem viver de modo mais simples, com menos: menos roupas, menos objetos, menos preocupações, menos apegos. Ao mesmo tempo, elas decidem viver com mais: mais amorosidade, mais liberdade, mais sinceridade, mais honestidade.
Não que o caminho seja fácil. Eu não acho. Como vivemos em uma sociedade que sempre pega o mais, mais, vira e mexe me pego tendo que novamente reduzir, seja pensamentos, o que escolho ver
na internet ou qual música ouvir, ou até mesmo quais arquivos no computador vou manter, ou quais livros realmente preciso ler. Visto que acompanho vários blogs que seguem essa linha, como se pode perceber, acho que dá para entender que essa revisão sempre se faz necessária.
A partir disso que fui descobrindo que outras coisas existiam, e acredito que é isso que guiou e ainda guia minhas escolhas, meu modo de encarar a espiritualidade e até mesmo como eu quero me alimentar.
Achou complexo? Simplifica e começa com a pergunta: O que é essencial para você? Talvez um novo mundo também se abra.

Dos livros
Da vida feliz - Sêneca
Walden ou A vida nos bosques - Henry David Thoureau
Simplicidade Voluntária - Duane Elgin
O poder do agora (não é sobre simplicidade, mas acredito que ajuda a centrar para perceber o que é essencial) - Eckhart Tolle

Vídeo
Tem uma reportagem antiga da tv globo, falando sobre pessoas no Brasil que escolheram pela simplicidade. Acho que é só jogar uma busca no youtube que acha fácil.
Tem também um cara que foi um dos primeiros a divulgar mais intensamento a Simplicidade voluntária no Brasil que é o Jorge Mello. O que mais gosto dele é que ele realmente segue o que prega, mostrando que é possível! https://www.youtube.com/watch?v=BjZ52Mlo9Fo



Nenhum comentário:

Postar um comentário