segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Sobre dinheiro

Esses dias foram tantas coisas que quando ia escrever, já tinha passado. Semana passada tinha pensado em um tema ótimo, mas aí o tempo passou...e o tema é outro!

Acontece que esses dias para mim dinheiro é um tema que tenho discutido bastante: seja a falta dele, seja como manter o ânimo apesar da falta, como fazer para ter mais prosperidade. Aí eu vi um vídeo ótimo, em um TED que aconteceu em Sampa (lembra das dicas do outro post, então..).

É uma palestra da Denise Damiani, em que ela discute por que é tão difícil falar em dinheiro, sendo que é algo que nós pensamos diariamente (o link está aqui https://youtu.be/ie34WahTAXc).

Realmente fiquei pensando: por que é tão tabu falar assim de dinheiro? Já perceberam que uma roda de amigos, quando alguém vai falar de salário, é muito raro falar de valores? Tenho uma amiga que fala: eu ganho x reais em tal trabalho, outro tantos com outro.

Confesso que no começo ficava chocada: como ela ousava falar quanto ela ganha?

Mas aos poucos percebi que era bobagem, e atualmente não me incomoda ela falar quanto ganha ou quanto está devendo no banco. Talvez ela seja a pessoa mais saudável financeiramente que conheço. Por que ela não tem medo de esconder, não acha que alguém vai roubar isso dela; ela trata dinheiro como se fosse...dinheiro!

E aí uma coisa foi puxando a outra, entrei para o desafio de ficar 30 dias sem comprar. Na verdade, sem comprar absolutamente nada é meio difícil, mas o desafio serve pra pensar no que você gasta? Dá para adquirir tal produto de outro modo que não seja comprando (emprestando, pedindo doação, trocando etc)?

E então, eis que dou de cara com um livro ótimo, chamado "Como de preocupar menos com dinheiro", do John Armstrong, que faz parte da série de livros do School of life. Emprestei na biblioteca (lembra que não estou comprando) e para mim é ótimo.

Com muito humor ele questiona como nos relacionamos com dinheiro, como muitas vezes o dinheiro significa outras coisas que não são dinheiro: um desejo de ter um relacionamento, ter uma vida confortável, felicidade, e como depositamos nele uma esperança e energia que não tem nada a ver com o dinheiro. Para se pensar e refletir.

Para mim está fazendo bem para e refletir como eu lido com o dinheiro. E você? Como lida com seu dinheiro? Já falou sobre dinheiro hoje?

Às vezes a gente não precisa muito. Pra mim, um dia de sol na praia já é um luxo!



Sobre a referência
Como se preocupar menos com dinheiro - John Armstrong. Objetiva, 2012 (em Sampa, tem em várias bibliotecas)



Nenhum comentário:

Postar um comentário