sábado, 14 de novembro de 2015

Como consumimos e por quê?

Como já escrevi, venho vivenciando essa história de vida simples, minimalismo, diminuir o consumo há um tempo. Como também estou trabalhando essa história de como lidar com o dinheiro (como você pode ler aqui), acabei por entrar no desafio 30 dias sem compras, do site de trocas Tem açúcar?
que começou dia 15/10 (falta portanto, mais uma dia para acabar). E então decidi dividir as minhas impressões e aflições.

Tudo começou bem, afinal estou em um momento de orçamento baixo e comprar realmente não tem sido um verbo muito presente na minha vida. Minhas compras estavam limitadas à comida, condução, coisas ligadas à higiene, se fossem necessárias, material para o artesanato (afinal agora trabalho como artesã) e algumas saídas para encontrar amigos. Tudo fácil não?

Logo, li uma matéria e fiquei interessada em ler os livros que a matéria citava. Contudo, lembrei do desafio e então vi que a biblioteca aqui perto de casa tinha os livros. Que sorte! Não precisei gastar e me mantive no desafio.

Porém à medida que o tempo passava, me pegava desejando coisas que realmente não preciso no momento: produtos para o cabelo feitos de forma artesanal, lingerie, alguns livros...tudo isso eu já tinha, para que eu precisava de mais?

Algumas coisas fizeram falta: preciso de um roteador, e tentei consegui algum pelo próprio site do Tem açúcar ou do freecycle, grupo que faço parte, sem sucesso. Continuo com o roteador antiguinho que funciona masomenos.

E então, semana passada, acabei cedendo: fui numa feiras de editoras independentes e acabei comprando uns livros, depois participei de uma feira e comprei umas bijus no brechó...que coisa, acabei dizendo para mim mesma que era algo artesanal e comércio justo, mas mesmo assim podia ter ficado sem né, agora o jeito é usar mesmo!

E então, essa semana infelizmente tive de ceder: meus sapatos foram pras cucuias, precisava de novos ou pelo menos algum que estivesse bom para uso. Vi então no site Enjoei, que vende coisas quase novas ou novas até, mas que as pessoas não querem mais e acabei comprando dois pares.

E esse foi o saldo do mês sem compras:
algumas tentações,
três livros,
um  bracelete
um par de brincos
dois pares de sapatos

O aprendizado:
Ainda me deixo influenciar pelas malas diretas, sites, pelo que as outras pessoas escrevem ou dizem.
Tenho certa compulsão por artigos de higiene (principalmente pra cabelo), lingerie e livros
Livros: sempre acabo tendo mais do que leio e preciso rever isso
Repensar consumo é um exercício diário.

E você, já ficou um tempo sem comprar nada?

Olivia

Nenhum comentário:

Postar um comentário